Uma viagem que estava escrita na tela....


 Há uns quatro anos atrás pintei essa tela, após acordar de um sono profundo, daqueles que agente tira no meio da tarde para um "cochilo".

Acordei com essa imagem na cabeça, como tinha a tela e as tintas em casa, pintei o quadro. Demorei uns dois dias para finalizar, porém sem entender os códigos que estavam presentes aqui.

Por muito tempo fiquei pensando o que meu inconsciente queria me dizer com essa imagem....

Pois bem... passado alguns anos, em 2022 fechei um pacote de uma viagem de ônibus para uma expedição ARGENTINA, CHILE E PERU, com uma agência de Londrina.

E, por consequência de vários fatores, a viagem foi sendo adiada.. Primeiro por conta da crise política do Chile, que impedia a entrada no país, em fevereiro de 2023... então adiei para fevereiro de 2024... quando chegou a data, a agência informou que não havia pessoas suficientes para realização da viagem, tendo que ser adiada para final de março/inicio de abril de 2024.

Então fui. Sai da cidade de Franca, onde moro, seguindo até São Paulo para pegar o ônibus da empresa, que seguiu até Foz do Iguaçu, onde dormimos e encontramos o restante do pessoal da expedição. Ao total éramos 23 pessoas, incluindo dois guias.

Fizemos o passeio em Foz do Iguaçu, cataratas, e no dia seguinte partimos para Salta, na Argentina. Chegando em Salta recebemos a notícia de que a estrada da fronteira Argentia/Chile estava fechada, devido um problema de deslizamento e não estava passando ônibus, somente carros pequenos, considerando o perigo de transitar por aquela estrada. Dessa forma, a agência resolveu ir para o Peru, seguindo pela Bolívia, pois ao invés de esperarmos em Salta ou voltar para o Brasil, que seria frustrante, teríamos a oportunidade de conhecermos o deserto de sal SALAR DE UYNI. Partimos...

Ao chegar na Bolívia e conhecer o Salar, ficamos maravilhados... o céu e o mar se encontram num reflexo impressionante, que até parece que estamos flutuando....



Foto do Salar de Uyni - acervo pessoal

Veja, essa imagem no quadro que pintei há quatro anos antes de conhecer esse lugar.... 
Também as casinhas no quadro, reflete bem o tipo de casas encontradas em todo trajeto. Casas baixas, sem reboco... é uma característica forte em toda viagem.

Após a estadia na Bolívia, ainda com a noticia que a estrada até o Chile estava avariada ainda, seguimos para o Peru, fomos até PUNO,  conhecer o LAGO TITIKAKA e todos os mistérios que o envolve. O maior lago do mundo, com 8.372 km2, localizado entre o Peru e a Bolívia, que guarda seus segredos, mistérios e místicas... Conta a lenda que de suas profundezas emergiram os Filhos do Sol - Mano Capac e Mama Ocilo que deram origem ao império INCA, portanto, um lago sagrado.

Foto acervo pessoal - Ilha em TitiKaka


Após nossa estadia em Puno seguimos para Cuzco, para os passeios, compras e no outro dia seguimos para Machu Pichu, para conhecer a Cidade Sagrada. No caminho passamos por Águas Calientes, porque temos que dormir uma noite por lá, para pegar uma condução até Olyantantambo, de onde sai um trem para Machu Pichu. Também com várias ruinas de construções da época do império Inca e suas Historias. Ollanta”, era um nome de um soldado que serviu Pachacútec - um rei Inca e e “tambo”, que significa “um lugar de descanso”. Conta a lenda que apesar de Ollanta ser um soldado muito querido de Pachacútec, apaixonou por sua filha, no entanto, por serem de castas diferentes, o rei impediu que eles se casassem e o expulsou do seu império e prendeu a princesa num calabouço. Ollanta, desolado encontrou aquelas terras nas quais construiu seu povoado. Mas o que não sabiam é que a princesa estava grávida de Ollanta. Depois da morte de Pachacútec, seu filho libertou a irmã, que foi viver com Ollanta em seu povoado.

Enfim... historias, místicas, amores, romances...
Retornando ao quadro, observe a face de uma Lhama e um "terceiro Olho" em sua testa, além dos dentes nos remeter a um piano e suas notas musicais.

Acervo pessoal - casas na estrada de Águas Calientes.

E por fim chegamos à Machu Pichu, que fica na Amazonia Peruana, clima mais úmido e muita vegetação conhecida. Ao chegar na cidade Sagrada vamos ouvindo suas historias através dos guias... A cidade Sagrada, após a invasão dos Espanhóis, ficou escondida por 400 anos. construida por Pachacúte, nos anos de 1400, a cidade Sagrada servia para os rituais aos deuses Incas, nas ruinas podemos ver vários templos (do Sol, da Lua, etc_ em que eram realizadas as cerimônias. 

Foto acervo pessoal - Machu Pichu

No quadro tem uma figura quadriculada, que remete à Machu Pichu e também uma imagem de um "olho místico" que ao meu ver está apontando para a mística do Peru e da Cidade Sagrada. Impressionante como o quadro vai se desvelando durante a viagem. Porém o melhor ainda estava por vir.

Ao término dos passeios no Peru, recebemos a noticia de que a estrada do Chile até a Argentina estava aberta novamente, foi uma festa!!!!

Partimos então para o Chile.. Primeiro fomos a Arica ver o mar e o pôr do Sol maravilhoso... 
Acerto Pessoal - Praia em Arica

De Arica seguimos para São Pedro do Atacama, onde visitaríamos os Gêiseres e o tour noturno. No Quadro tem um céu todo estrelado, fazendo menção ao tour....


Acervo Pessoal - Tour noturno em Atacama


No outro dia, logo pela madrugadinha seguimos para os Gêiseres, foi então que me dei conta de tudo o que estava acontecendo... O Vale do Avô que Chora... é o nome do local onde vemos os Gêiseres, e naquele momento, tive um "dejavu", parecia que já tinha ido lá.... meu coração ficou emotivo e desaguei à chorar copiosamente.... me dei conta da paisagem e vi o monte 

Acervo pessoal - Atacama


Quanto olhei ao redor e vi o monte que parecia um pudim com uma cereja em cima, lembrei do quadro.... e percebi que a viagem estava escrita no meu destino, pois como poderia ter pintado um roteiro que nem imaginava, em sã consciência fazê-lo?

Como isso seria possível?

Acervo pessoal - Gêiseres

Acervo pessoal - região dos Gêiseres


E mais!!!!! a paisagem cheia de "montinhos" de vegetação, o que está representado também no quadro.... simplesmente não parava de apreciar a paisagem e chorar... imaginando como isso tudo poderia fazer sentido na minha vida!.

Imagem da Internet -
Imagem da Montanha nos Gêiseres de Tatio - que lembra um homem deitado



É obvio que ainda estou mergulhada nem tudo o que aconteceu... E a única certeza que tive com essa viagem é que jamais estamos sozinhos.. que os nossos passos estão sendo guiados por uma espiritualidade maior... e certamente com o propósito bem maior.

Imagem da Internet - o pico do monte parecendo um bolo cheio de açúcar.



Cheguei dessa viagem imensamente feliz, na certeza do amparo da espiritualidade... se tinha alguma dúvida sobre isso, hoje tenho total certeza de quem eu sou e meu caminho... Isso tudo me serviu como uma consciência maior do meu próprio eu...

E você? ja teve uma experiencia tão profunda assim?










Comentários